sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bembé do Mercado torna-se patrimônio imaterial da Bahia

Uma das mais importantes festas religiosas do calendário baiano e que se repete desde 1889 em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo, para comemorar a abolição da escravatura, o Bembé do Mercado está agora inscrito no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações como Patrimônio Imaterial da Bahia. O decreto foi assinado nesta sexta-feira, 14, pelo governador da Bahia, Jaques Wagner. A proposta foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura (Secult), e o Conselho Estadual de Cultura.


O Bembé de Mercado é considerado um candomblé de rua e representa o momento em que os descendentes africanos no Brasil se organizaram para celebrar suas lutas pela liberdade. Mais que uma festa, constitui-se hoje um movimento de afirmação. Segundo a tradição oral, a festa começou quando o negro escravo de origem Malê e pai de santo João de Obá  reuniu os filhos e filhas de santo e armou um barracão de pindoba, enfeitando-o com bandeirolas para agradecer comemorar o aniversário da abolição. Assim, os adeptos dos terreiros de candomblés continuaram realizando os festejos do Bembé.

Santo Amaro da Purificação, cidade que se tornou famosa nacionalmente por ser a terra dos artistas Caetano Veloso e Maria Bethânia, do campeão de boxe Acelino Popó Freitas, e onde hoje vive a matriarca Canô Veloso (que completa 105 anos neste sábado, 15), fica a 71 km de Salvador. Tem como atrações belezas naturais e construções históricas. Em 2012 o Bembé do Mercado foi festejado entre os dias 9 e 13 de maio, em Santo Amaro.
A cidade é cercada de belíssimas cachoeiras e cascatas, muito procuradas por visitantes de todo o mundo. Além da imensidão de belezas naturais, o lugar preserva imponentes edificações antigas. A capela de Santo Amaro e o Solar Paraíso foram as primeiras construções do que viria a ser a área urbana da cidade. A região era habitada pelos índios Caetés, Pitiguaras e Carijós. Em 1557, às margens do rio Traripe, próximo ao mar, começaram a surgir novos povoados que dariam origem ao que conhecemos hoje como Santo Amaro da Purificação. (Fonte: site oficial de turismo da Bahia e Secom Bahia)

Nenhum comentário: