terça-feira, 11 de setembro de 2012

Artesanato baiano está de volta ao Jardim dos Namorados

Parque Jardim dos Namorados tem muitas atrações além da feira de arte


Não tem como visitar uma cidade e deixar de levar pelo menos uma lembrancinha em produto típico do lugar ou, na melhor das hipóteses, do estado visitado. Além do Mercado Modelo, das lojinhas do Centro Histórico, do Santo Antônio, do Mauá, no Porto da Barra, ainda há, e ainda bem, a opção das feiras de artesanato em pontos da cidade. Uma delas reinicia temporada no próximo final de semana, 15 e 16, no parque Jardim dos namorados, na orla de Salvador.

A notícia é boa porque tem como novidade, nesta temporada, um toldo exclusivo para a cerâmica. Os utilitários e decorativos dos principais polos da Bahia como Rio Real, Irará, Andorinha, Barra, Passagem, Coqueiros, Euclides da Cunha e a mais famosa, Maragojipinho, estarão em exposição e vendas. Bom para quem não terá tempo de conhecer, por exemplo, a Feira de São Joaquim, onde geralmente as peças são vendidas, mas quer levar algo semelhante para casa.


Opção de presente para o dia das crianças: as belas bruxinhas de pano

O artesanato da Bahia sempre traz boas lembranças. Quando morava no Rio de Janeiro, com a família, na infância, cada vez que recebíamos visita de parentes de Salvador, alguém sempre levava as "panelinhas" de barro, graciosas miniaturas de utensílios domésticos de cerâmica. Outra opção de brinquedo para a garotada, já que dentro de um mês será comemorado o Dia da Criança, são as bonequinhas de pano, lindas "bruxinhas" coloridas e enfeitadas com retalhos.


Para as mamães donas-de-casa, com sorte, poderão encontrar aquela bela colcha de fuxico para enfeitar o quarto! A foto acima, que os visitantes da minha página no flickr tanto adoram, foi feita em uma das edições da Feira do Mauá, no Jardim dos Namorados.

O Instituto Mauá informa que nesta temporada serão 80 barracas de artesanato e 20 de culinária, além de toldos com produtos de economia solidária, de entidades sociais, da Associação de Artistas Plásticos e de artesanato indígena. A feira contará, ainda, com oficinas de pintura e artesanato para crianças, no espaço infantil.

Fim de tarde os moradores da região também aproveitam para os exercícios

Mais novidades. Nesta primeira edição da temporada 2012/2013, a Feira Baiana de Artesanato contará com a presença do micro-ônibus do projeto Biblioteca Móvel, da Fundação Pedro Calmon. O ônibus itinerante tem acervo de livros, revistas e vídeos à disposição do público. Quem não quiser ficar percorrendo as barracas, pode sentar e apreciar uma boa leitura a beira-mar.


Sob a responsabilidade do Instituto Mauá, a Feira Baiana de Artesanato, é realizada em finais de semanas alternados no horário das 16h às 21h, ao ar livre, e com a paisagem do mar de Salvador como moldura. O espaço conta com barracas de produtos artesanais e feira gastronômica, além de música. Acontece desde 1997, reunindo a legítima arte produzida em Salvador e interior do estado. (Fotos: silvianasci/salvadoremumdia)

Nenhum comentário: