sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Velas vão enfeitar as águas de Maragojipe na Regata Aratu


Velas vão cortar as águas dos rios de Maragojipe (Foto: João Ramos/Bahiatursa)
A cerimônia de abertura oficial de um dos mais tradicionais eventos náuticos da América Latina e o mais importante do Brasil na categoria, a 43ª Regata Aratu-Maragogipe será nesta sexta-feira, 24, às 19h, na sede do Aratu Iate Clube, com a presença do velejador Lars Grael, apresentação do grupo folclórico do Maragogipe, no Recôncavo Baiano, e bandas.

A competição acontece neste sábado, 25, a partir das 10h, na Baía de Aratu, com o apoio da Bahiatursa e deve reunir 400 veleiros e mais de 1.800 velejadores, com competidores em mais de 20 classes diferentes. O percurso da prova é de aproximadamente 32 milhas náuticas, o equivalente a 60 quilômetros, mas o tempo para conclusão da rota varia entre duas horas e trinta minutos (embarcações mais velozes) e sete horas (as mais lentas).


Maragojipe fica no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 quilômetros de manguezais de aproximadamente 30 metros de largura. Apresenta excelentes condições para o turismo náutico, contando, inclusive, com uma ponte de atracação para embarcações de grande porte.

A regata atrai turistas para os piers de largada e chegada da competição

Dentre os participantes estão confirmados também velejadores como Torben Grael, além do Cruzeiro Costa Leste, presente nas edições de 2008 e 2010, formado por 70 embarcações e 300 velejadores procedentes da Argentina, Uruguai e de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Outras ações vão acontecer paralelo à competição como a apresentação do Carnaval de Maragogipe, o IV Festival Gastronômico do Paraguaçu e shows de grupos musicais e folclóricos, com o intuito de promover a cidade-sede da regata. A festa de premiação ocorre no dia 25, às 21h, na Praça do Caijá, em Maragogipe. (Fonte: Secom Bahia)

Nenhum comentário: