quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cultura afro é tema de palestras em Salvador

Antiga igreja da Barroquinha, hoje teatro, foi o palco da abertura do  evento
Cerca de 120 afro-americanos puderam conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura baiana, na manhã desta quarta-feira, 8, durante o segundo dia da Diáspora Global Axé, realizada na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. O evento, aberto na noite de terça-feira, 7, no Centro Cultural da Barroquinha, vai até o dia 10, com a realização de workshops e painéis para tratar sobre temas como o resgate das heranças africanas no século XXI.

O gerente do mercado americano da Bahiatursa, Billy Arquimimo, destacou a importância do programa de Turismo Étnico-Afro, desenvolvido pelo governo do Estado e os principais símbolos da Bahia, a exemplo da capoeira, da culinária, dos blocos afros e das festas populares como o Carnaval, a Lavagem do Bonfim, a Festa da Boa Morte, entre outras. De acordo com Kwayera Archer-Cunningham, presidente da Ifetayo Cultural Arts Academy, organizadora do evento, o objetivo principal da Conferência é concentrar, compartilhar e preservar a herança africana em todas as partes do mundo, e como os adultos e os jovens podem utilizar as novas tecnologias sem perder a base da ancestralidade.

A programação contará com palestra da princesa chefe Iya Adedoyin Talabi Faniyi, de Osogbo, (Nigéria), sobre a cultura do Yorubá e as similaridades da tradição nos três continentes. A palestra será no dia 10, às 10h45, na Senzala do Barro Preto (Ilê Aiyê). (Fonte: Bahiatursa. Foto: Rita Barreiro/Setur)

Nenhum comentário: