quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Brincadeira de carnaval poderá ser proibida, prevê projeto

Como estamos no tema Carnaval, uma brincadeira - por sinal, de muito mau gosto - que vem dando o que falar nos últimos carnavais de Salvador poderá ser proibida se for aprovado um projeto do vereador Henrique Carballal. Justificando ser para garantia da tranquilidade, segurança e resguardar a saúde de foliões, o vereador propõe proibir a utilização de pistolas d’água e produtos congêneres na festa.

De acordo com Carballal, a inconveniência no uso do brinquedo causa desentendimentos e brigas. "Pessoas que estão se divertindo, ou simplesmente passando pelas ruas, são obrigadas a, contra a sua vontade, ter o corpo atingido por todo tipo de líquido disparado pelas pistolas, que molham e sujam roupas, pele e cabelos, sem falar nos danos à saúde", argumenta.

O vereador também chama a atenção para a utilização desvirtuada dos brinquedos. "Ao invés de colocarem água nas pistolas, enchem-nas muitas vezes de urina, cerveja, diversos óleos e produtos nocivos à saúde, causando graves alergias, além de irritação nos olhos". O projeto de lei prevê a aplicação de multas aos blocos que permitirem o uso das pistolas de água pelos seus associados e foliões. Os valores vão de R$ 15 mil a R$ 100 mil. Ainda de acordo com o projeto, a Prefeitura será responsável por promover ações de vigilância e fiscalização.

Um fato constatado por quem foi às ruas durante o último Carnaval de Salvador, mas não apontado pelo vereador, foi o uso indiscriminado do brinquedo por crianças, que disputavam "guerras" de água e espuma  com adultos, integrantes de blocos carnavalescos, numa desigualdade impressionante. A proposta vem em boa hora. (Com informações da CMS)

Nenhum comentário: