sábado, 9 de junho de 2012

Costa Azul: opção para caminhadas e contemplação


O Parque Costa Azul, equipamento pertencente ao estado através da Conder, fica no bairro de mesmo nome, na orla de Salvador, próximo ao Jardim de Alah, onde acontecerá, nos próximos dias 22 e 23 de junho uma das festas juninas da capital baiana, com apresentações de nomes como Moraes Moreira, Luis Caldas, Zelito Miranda e Tatau. No parque há uma das mais belas vistas da orla da cidade, pistas para caminhadas, parque infantil, campo de futebol, quadras e um anfiteatro.


Há bons restaurantes no próprio parque e nas imediações. O tabuleiro de acarajé existente no local pertence à baiana Eliana, e (já provei) pode ser considerado entre os melhores da cidade. O ponto negativo do parque é ficar localizado às margens do Rio Camurugipe, que corta a cidade de Salvador e chega poluído ao mar. O parque foi aberto em 1995.



Há no local uma área para eventos e festas particulares. Uma curiosidade: o parque foi construído na área desapropriada de um antigo clube social, o Costa Azul, onde havia um hotel. Durante muito tempo ali funcionou a boate Equus que era animada por shows da Banda Scorpius. Para você, turista que não sabe, a banda era formada, entre outros, pelos irmãos Bel, Wadinho e Rey Marques e o músico Missinho. Mais tarde, com a saída do vocalista e guitarrista Missinho, que foi fazer carreira solo, Scorpius se transformou na banda Chiclete com Banana. No bairro Costa Azul há um bom e novo hotel, o Matiz Convention, com cerca de seis meses de funcionamento.

Próximo ao Costa Azul fica outro parque da orla de Salvador, o Jardim dos Namorados (que já citamos no blog), onde há anfiteatro, equipamentos de lazer, pistas de caminhada, patinação e skate, restaurante e onde acontecem eventos, como a feira de artesanato do Instituto Mauá. Mais adiante, já na Pituba, há a área do antigo Clube Português, também com vista para o mar. Outro Parque da região da Pituba é o Parque da Cidade, no bairro Itaigara. Dois bons hotéis ficam próximo s a este parque: Fiesta e Fiesta Convention.

Em direção a Itapuã, encontra-se o Parque Metropolitano de Pituaçu. Extenso, com área verde, há uma pista para bicicleta e trilha. No entanto, requer cuidado ao andar por ele. Existe um braço da Lagoa de Pituaçu neste parque. Há passeios de pedalinho e caiaque, feiras de artesanato, entre outros eventos. Já em Itapuã, fica o Parque do Abaeté, no Subúrbio, do outro lado da cidade, o Parque São Bartolomeu, que está passando por obras de recuperação e, no centro da cidade, o Dique do Tororó, o qual também já citamos aqui no blog. Bom passeio!

Published with Blogger-droid v2.0.4

Nenhum comentário: