quarta-feira, 13 de junho de 2012

Alunos de escolas municipais são capacitados para o turismo


Galvão e os meninos e meninas da Bahia: prontos para receber os visitantes
Em uma cerimônia marcada pela emoção, 120 estudantes de escolas públicas municipais receberam o certificado de conclusão do curso Conhecendo Minha Cidade, nesta quarta-feira, 13, no Centro Cultural da Câmara de Salvador. O curso faz parte do Projeto de Capacitação dos Monitores Mirins, uma parceria entre a Associação Brasileira de Agências de Viagens - Abav Bahia e a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

Os jovens receberam fardamento, merenda e transporte e tiveram 180 horas-aulas com os temas  Formação Cidadã, Reciclagem, Informática, Turismo Sustentável, Patrimônio Cultural e Natural, Inglês, Espanhol, Cultura Afro e Apresentação Pessoal. Além disso, percorreram, com os instrutores, os pontos turísticos da cidade no Salvador Bus, conhecendo suas histórias.


Diretor de escola afirmou que os jovens melhoraram a participação nas aulas

Na solenidade, o presidente da Abav, Pedro Galvão, destacou a importância da preparação dos jovens estudantes baianos para o receptivo de turistas, "com dignidade e profissionalismo". Segundo ele, o projeto "abre um novo horizonte para os jovens que querem crescer, participar do mercado de trabalho e agora já têm um caminho". Para Silvio Pessoa, presidente do Conselho Baiano de Turismo, "foi muito importante este ponta-pé inicial dado pela Abav, capacitando os jovens com o conhecimento do turismo da cidade e com noções de línguas. Assim, será mais fácil inserí-los no mercado de trabalho".  Pessoa comprometeu-se a intermediar com todos os segmentos do CBTur o aproveitamento dos jovens. Manolo Garrido, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia, afirmou que as entidades agora dispõem de jovens mais capacitados e que "a ABIH contratará agora dois monitores".

A solenidade contou com a presença do vice-Prefeito de Salvador, Edivaldo Brito, e do diretor da Escola Alexandre Leal Costa, de Nazaré, Elsio Pereira, que inscreveu 60 dos seus alunos. Segundo ele, os jovens tiveram uma mudança de comportamento durante o projeto. "Estão mais confiantes, participam mais das atividades, discutem. O projeto foi muito bom pois melhorou a auto-estima”, afirmou. Após a solenidade, os alunos apresentaram um show com danças e folclore. (Fonte: Abav-BA. Fotos: Abav-BA)

Nenhum comentário: