quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tempostal abre exposição de fotos e vídeos do Pelourinho


Quando conheci Antonio Marcelino ele ainda trabalhava na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (localizada em uma bela mansão antiga no bairro do Canela, em Salvador), mas já colecionava seus postais, embalagens antigas, estampas eucalol e outros. Tive a oportunidade de fazer algumas matérias sobre a sua paixão pelos postais antigos e estampas. A coleção já naquela época era fantástica.

O trabalho de Marcelino resultou no Museu Tempostal e a instituição inaugura nesta quinta-feira, 31, às 17h, a exposição Pelourinho - Um cartão-postal da Bahia. De acordo com a Diretoria de Museus (Dimus), do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e cultural da Bahia), Maria Célia Moura Santos, a mostra é composta por postais, fotografias e vídeos que apresentam as mudanças sofridas no bairro histórico mais famoso de Salvador e pretende trazer ao público "uma reflexão sobre patrimônio cultural como produto do homem e de suas relações políticas, sociais e econômicas". A exposição pode ser visitada até 29 de julho, de terça a sexta, das 12h às 18h, e nos fins de semana e feriados, das 12h às 17h.


A comunidade, os grupos culturais e a arquitetura do Pelourinho estão nas cerca de 150 imagens do acervo do Tempostal e outras cedidas cedidos por instituições. De acordo com a Dimus, a exposição retrata a história do Pelourinho desde o século XIX aos dias atuais, com destaque para o século XX, período em que ocorreram as maiores mudanças. Os visitantes poderão conferir imagens do Terreiro de Jesus em 1808, do bonde que cruzava o Centro Histórico em 1930 e da Ladeira do Pelourinho na década de 60. Uma foto aérea da região nos anos 90 também integra a mostra. Os interessados podem, ainda, assistir aos filmes Pelourinho, de Vítor Diniz, e Comunidade do Maciel, de Tuna Espinheira. As exibições acontecerão nos finais de semana, com exceção da primeira sessão, que será realizada no dia 30 de maio, às 14h, e devem ser agendadas previamente pelo telefone (71) 3117-6383.
O Museu Tempostal foi inaugurado em 1997, apresenta aproximadamente 40 mil imagens, entre postais, estampas e fotografias, sendo 30 mil oriundas da coleção reunida pelo sergipano Antônio Marcelino do Nascimento (1929 - 2006). As peças, datadas do final do século XIX e meados do século XX, representam imagens de valor histórico, artístico e documental, não só da Bahia e do Brasil, mas também de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas. O Museu está instalado em um sobrado do século XIX, antigo ponto comercial do conde português Pereira Marinho. (Fonte:  Museu Tempostal - DIMUS/IPAC)
Para a museóloga Luzia Ventura, "a exposição é uma oportunidade para que turistas e baianos, em especial, a comunidade do Centro Antigo, possam conhecer melhor e valorizar este patrimônio cultural que é o Pelourinho".

Serviço:
O que: Exposição Pelourinho - Um cartão-postal da Bahia.
Onde: Museu Tempostal (Rua Gregório de Matos, 33, Pelourinho. Tel. (71) 3117-6383)
Quando: Abertura dia 31 de maio, às 17h. Visitação: terça a sexta, 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. Até o dia 29 de julho. Gratuito.

Nenhum comentário: