domingo, 13 de maio de 2012

Aumenta o número de turistas brasileiros em Lisboa

Os brasileiros estão indo mais a Portugal. Pelo menos foi o que informou esta semana a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) que constatou, através de pesquisa, que mais de 90 mil visitantes brasileiros passaram pela capital portuguesa somente nos dois primeiros meses deste ano. No mesmo período, no ano anterior, o volume de turistas havia ficado em 83.620, segundo a ATL. As perspectivas, de acordo com a ATL, indicam que o número de visitantes brasileiros em visita à capital portuguesa deve ter um novo recorde em 2012. O fechamento dos dados relativos ao primeiro bimestre, contabilizados recentemente, mostra um aumento de 46% no número de visitantes à capital portuguesa, somando 92.903 pernoites.

No primeiro mês de 2012 o sistema hoteleiro da cidade registrou 48.573 pernoites, um aumento de 17,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em fevereiro, o resultado teve a marca de 44.330 dormidas e um incremento de 100% na comparação com fevereiro de 2011. O diretor-geral de Turismo de Lisboa, Vítor Costa, comemora. "O lazer, a modernidade, a boa gastronomia, confortáveis hospedagens e a tradição histórica são os principais atrativos que a cidade oferece aos brasileiros”. Ainda de acordo com o executivo, "o crescimento ao longo do ano deve ser ainda maior, por conta da situação econômica do Brasil e dos novos consumidores que entram no mercado de viagens".

No ano passado, a capital lusitana recebeu 21,7% a mais de visitantes do Brasil, alcançando a marca de 646.499 noites. Segundo Costa, se a comparação for feita desde 2009, o crescimento é superior a 60%. Boa parte dos brasileiros que vão a Lisboa estende a visitação a outras localidades do país, como o Santuário de Fátima, a cerca de 100 km da capital. O Brasil está entre os dez países que mais enviam peregrinos àquele país.


Neste domingo, 13, Portugal mais uma vez está recebendo muitos brasileiros e turistas de todo o mundo que vão cumprir a peregrinação à Fátima. Desde o início do século XX, o famoso santuário vem se transformando em um dos principais pontos de encontro de católicos. Situada a pouco mais de 100 km de Lisboa e pertencente ao Distrito de Santarém, a localidade alcançou fama internacional graças às aparições da Virgem Maria.

A partir de 1917, quando aconteceram as primeiras aparições na região, milhões de devotos de todo o mundo vão, a cada ano, à Cova de Iría para homenagear a santa. A história dos três pastorezinhos Lúcia, Jacinta e Francisco, para quem a Virgem apareceu no dia 13 de maio para desvendar "os três mistérios de Fátima", transformou-se em um grande atrativo de fiéis para o santuário.

O santuário é um complexo com vários edifícios e espaços para oração. A região inteira se mobiliza com a chegada dos peregrinos e turistas, o que transforma Fátima em estímulo para o turismo de Portugal. De acordo com a autoridade de Turismo, em 2011, 3,5 milhões de pessoas - 117 mil a mais em relação ao ano anterior - assistiram as 2.537 missas oficiais e 2,93 milhões de pessoas - 192 mil a mais que em 2010 - estiveram presentes em outras celebrações oficiais do santuário.

Ainda de acordo com os números divulgados pelo Turismo de Portugal, os estrangeiros que mais peregrinaram a Fátima de forma organizada em 2011 foram os espanhóis, seguidos pelos italianos e poloneses. No ranking dos dez países com mais visitantes estão os fiéis de nacionalidades mais distantes, como Estados Unidos, Brasil, Ucrânia, Alemanha, Irlanda, Filipinas e França.

Nenhum comentário: