sexta-feira, 4 de maio de 2012

Guias de turismo e padroeiro terão festa em Salvador

Uma festa religiosa, com missa e procissão pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, marcam, na próxima quinta-feira, 10, as comemorações pelo dia do padroeiro da cidade, São Francisco Xavier, e pela passagem do Dia Nacional dos Guias de Turismo. A festa do padroeiro completa 326 anos em 2012. A missa festiva acontecerá na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus), às 9h. Uma procissão pelo Terreiro de Jesus, com vereadores, religiosos e populares se revezando na condução do andor com o busto relicário de São Francisco Xavier, encerra a programação. É esperada a presença de profissionais do setor de turismo na missa e procissão.


"A festa em louvor ao santo padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier, traduz o sentimento de fé do povo e a Câmara, mantendo viva esta tradição de 326 anos, se irmana ao clamor popular e à Arquidiocese", destacou o vereador Pedro Godinho, presidente da CMS. A imagem histórica de São Francisco Xavier pode ser vista no último altar do lado direito de quem entra na Catedral Basílica. No altar há pinturas, o andor levado na procissão de 10 de maio, o busto do santo e uma relíquia. Francisco de Jaso y Azpilicueta, nascido em Xavier (Espanha),  (1506-1552) foi um missionário cristão, pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus. A história da escolha do padroeiro de Salvador está ligada às duas epidemias de peste que assolaram a cidade, uma em 1686 (febre amarela) e outra em 1855 (cólera morbus).

Como São Francisco Xavier morrera de peste, os jesuítas sugeriram à população que implorasse a intercessão do santo. A peste cessou e houve um movimento popular e das autoridades (Senado da Câmara) solicitando ao papa que ele fosse declarado padroeiro (protetor especial) da cidade, o que aconteceu oficialmente em 10 de maio. População e autoridades se comprometeram que, a partir de então, todos os anos naquela data seria realizada uma festa, com missa e procissão, pagas com o erário público. O documento de voto da cidade pela festa religiosa está no Arquivo Público Municipal.

A profissão de guia de turismo foi instituída através da lei 8.623 de 28 de janeiro de 1993 e regulamentada pelo decreto 946 de 1º de outubro de 1993. A legislação descreve o profissional como a pessoa devidamente cadastrado no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) que exerça atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas. A Deliberação Normativa nº 426, de 4 de outubro de 2001, estabelece que o profssional deve ser cadastrado pela Embratur.

Nenhum comentário: