sábado, 19 de maio de 2012

Fipe aponta: Bahia é o estado que mais atrai turistas no NE

A Bahia registrou um fluxo de 11 milhões de visitantes em 2011, segundo estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e é o estado que mais atrai turistas no Nordeste. Os números foram revelados durante o I Salão Baiano do Turismo.

Segundo o relatório, 5,29 milhões de visitantes vêm de outros locais do Brasil, 558 mil são estrangeiros e outros 5,3 milhões são baianos viajando pelo próprio estado. Os principais mercados emissores são os estados de São Paulo (16,6%), Minas Gerais (7,4%) e Rio de Janeiro (4,9%). Entre os internacionais, destaque para a Argentina, que enviou mais de 100 mil visitantes para a Bahia em 2011, seguida por Espanha, Itália, França, Alemanha e Estados Unidos.

O coordenador da Fipe, responsável pelo estudo, Wilson Rabahy, destaca que a Bahia registra um número de turistas estrangeiros maior que a soma de todos os estados nordestinos. Os números anunciados por Rabahy confirmam o que disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira, durante a abertura do Salão: a Bahia é o destino preferido de brasileiros e estrangeiros. Em 2011, a atividade movimentou R$ 7 bilhões na Bahia, contra R$ 5 bilhões em 2009, ano em que foi realizado o último estudo.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, disse que o resultado é fruto de uma estratégia de promoção. "No mercado nacional, focamos São Paulo e Minas Gerais, por conta do fluxo, juntamente com a oferta de voos. Já em âmbito internacional, nos voltamos para o mercado sul-americano, em especial a Argentina, e também para os países que temos voos diretos: EUA, Espanha, Portugal, Itália e França", disse.

Com relação ao mercado nacional,  Salvador e Litoral Norte respondem por 41,6% dos turistas que visitam a Bahia. A capital, que possui a uma maior oferta de hotéis (35 mil leitos), pousadas e imóveis para aluguel representa 32,5%.  Já Praia do Forte, Costa do Sauípe e Imbassaí somam 9,1%. Porto Seguro é o segundo destino mais visitado, com 9%, depois vêm Ilhéus (4,3%), Prado (3,8%), Praia do Forte (3,5%), Morro de São Paulo (3,4%), Arraial D’Ajuda (3,3%), Costa do Sauípe (2,9%), Imbassaí (2,7%), Maraú (2,5%), Itacaré (2,2%), Lençóis (1,8%) e Trancoso (1%).

Com relação aos estrangeiros, Salvador e Litoral Norte disparam para 79,9%, sendo que a capital baiana, por ter o principal aeroporto do Estado e ser o principal portão de entrada figura com 67%. Em seguida aparece Porto Seguro (sede, Arraial D’Ajuda e Trancoso 21,5%), com (10,7%), depois Maraú (9,8%), Cairu (9,3%), Lençóis (8,9%), Itacaré (7,7%), Costa do Sauípe (5,9%), Ilhéus (5,7%), Praia do Forte (3,6%), Imbassaí (3,4%), e Morro de São Paulo (1,4%). (Fonte/texto: Setur/Bahiatursa)

Nenhum comentário: