terça-feira, 15 de maio de 2012

Divulgada a programação do Salão de Turismo da Bahia

Foi divulgada nesta terça-feira pela Bahiatursa e Secretaria de Turismo (Setur) a programação de palestras e workshops do I Salão Baiano de Turismo. Segundo os organizadores, dois temas foram definidos: Conta Satélite, que discutirá a possibilidade de verificar a receita gerada pelo turismo, e a Copa do Mundo de 2014. O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcos Lomanto, confirmou a participação no evento. Ele apresentará o novo estande que será usado pelo Brasil nas promoções no exterior.

Com o tema Viaje por um mundo chamado Bahia, o I Salão Baiano de Turismo será aberto oficialmente nesta quinta-feira, 17, às 9h, no Centro de Convenções (Praia de Armação, orla de Salvador). Para a solenidade, foram confirmadas as presenças do governador Jaques Wagner, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do presidente da Embratur, Flávio Dino. Uma das novidades é a maquete da Bahia, uma estrutura com cinco toneladas de vidro e 2,5 toneladas de aço, que é uma representação reduzida do mapa do estado, onde o visitante poderá andar sobre os principais pontos turísticos. O acesso ao salão é gratuito e o horário de visitação para o público vai das 14h às 22h.


Até sábado, 19,o visitante poderá ver exposições, apresentações artísticas e culturais, uma mostra gastronômica e a segunda edição da feira comercial da Associação Brasileira das Agências de Viagem na Bahia (ABAV-BA). O evento conta com a parceria do Sebrae, Senac, Abrasel, Convention Bureau, ABAV, ABIH, Conselho Baiano de Turismo, SHRBS, Sindetur, dentre outros.

A programação do Núcleo do Conhecimento acontece nos três dias do salão. No dia 17, o tema principal é Conta Satélite do Turismo. A palestra de abertura, às 16h, tem como tema Tendências do Turismo da América do Sul, com John Kester, da Organização Mundial do Turismo (OMT). Em seguida, às 17h, a mesa-redonda do dia discutirá Conta Satélite: Urgência Pública do Turismo Brasileiro, com a participação de Ricardo Kureski (IPARDES), Andrea Guimarães (IBGE), John Kester (OMT), Décio Kadota (FIPE) e Wilson Rahaby (FIPE).

No segundo dia, 18, tema principal é O Viajante Independente, e contará com a presença do jornalista e blogueiro de turismo Ricardo Freire, do site Viaje na Viagem Os trabalhos começam às 9 horas com palestras de Ricardo Moesch (Ministério do Turismo) sobre Classificação Hoteleira e Cama e Café. Na parte da tarde, às 16h, Marco Lomanto (Embratur)  fala sobre Estratégia de Promoção Internacional do Turismo. Em seguida, começa a mesa redonda O Viajante Independente, com Ricardo Freire, Alison Mcgowan e Tony Galvez.

No último dia, 19, a Copa da FIFA 2014 e os seus desafios será o tema principal. Pela manhã, os temas são Geoturismo, com José Carlos Oliveira (Secretaria do Turismo), e Linhas de Financiamento, com Representantes do BNB / CAIXA. À tarde, às 16h, será exibido um documentário sobre a Feira de São Joaquim. Na mesa redonda de encerramento, o salão discutirá os desafios dos eventos esportivos em Copa 2014: Estamos prontos? Participam o deputado estadual José Roberto Gama de Oliveira (Bebeto) , Gilson Novo (Grupo Águia-RJ) , Jose Cassiano Ferreira (Infraero-Salvador) e o secretário Ney Campelo (da SECOPA). Outras informações aqui.

Nenhum comentário: