segunda-feira, 14 de maio de 2012

Começa em todo o Brasil a 10º Semana de Museus

Um convite para mergulhar na história do Brasil, em eventos realizados em cerca de 40 museus baianos, uma feira na Praça Municipal, Centro Histórico de Salvador, e muitas atividades envolvendo estudantes, moradores e turistas marcam a 10ª Semana de Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, no dia 18 próximo. Desta segunda, 14, até domingo, 20, as instituições de preservação da cultura, da história, da memória, da ciência, da arte e dos costumes, galerias e memoriais estarão mobilizadas para divulgar e incentivar a visitação.


No Instituto Feminino está o vestido usado pela Princesa Isabel ao assinar a Lei Áurea


Serão palestras, exibições de filmes, exposições, mesas redondas, visitas monitoradas, espetáculos teatrais, apresentações musicais e oficinas, realizados com entrada gratuita ou ingresso promocional. Vale a pena, conhecer, por exemplo, o Museu Henriqueta Catharino, no bairro do Politeama, que apresenta mobiliário dos século XVIII e XIX e o Museu do Traje e do Textil, com vestuário do século XIX. Uma das curiosidades do museu é o vestido que a Princesa Isabel usava quando assinou a Lei Áurea, que determinou a libertaçãode todo os escravos, em 13 de maio de 1888.




Está em Salvador  o único museu brasileiro dedicado ao escultor Auguste Rodin 

A Semana Nacional de Museus é um evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram/MinC) desde 2003. Este ano, o Ibram informa que participam 1.114 museus e organizações culturais, em 513 cidades brasileiras, com um total de 3.420 atividades.

Museu da Música Brasileira: acervo dedicado à MPB perto do Pelourinho

De acordo com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) existem, no estado, 217 museus, entre instituições públicas e privadas, dos quais 86 ficam em Salvador. Na capital, o turista encontra temas diversificados. A arte sacra é bem representada. Há museus de arte moderna, museu de armas e náutico, museus dedicados à ciência, como o curioso museu de taxidermia (animais empalhados). Outro museu curioso é o de Ofiologia e Animais Peçonhentos (cobras, aranhas etc). O Museu de Ciência e Tecnologia, por exemplo, já abrigou o primeiro carro motorizado que circulou no Brasil (atualmente em poder da família que é proprietária do veículo).


Uma rara coleção de jóias de ex-escravos faz parte da coleção do Carlos Costa Pinto

Mais um museu de mobiliário e costumes, o Carlos Costa Pinto mostra como era uma residência e seus utensílios no início do século XX. Há peças mais antigas, da coleção particular da família Costa Pinto, fotos, mobiliários e objetos de arte. A curiosidade do acervo são as jóias de crioulas - braceletes, correntes, tiaras e enfeites da época da escravidão - que também pertenceu à coleção particular da família Costa Pinto. O museu tem sessões de cinema, apresentando filmes antigos.


Estátua do primeiro governador Thomé de Souza nas escadarias do palácio de governo

Duas programações destacam-se na Semana de Museus. Nesta terça-feira, 15, das 9 às 17 h, acontece a 2ª Feira de Museus da Bahia, com exposições sobre a memória do estado, a exposição itinerante Museus da Bahia: Identidade e Territórios e o Ônibus Ciência Móvel do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A Praça Municipal, oficialmente Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico, abriga importantes atrações turísticas, como o Elevador Lacerda, o Paço, o Palácio Thomé de Souza (1986), atual sede da Prefeitura de Salvador, e o Palácio Rio Branco, que já foi sede dos governos municipal e estadual e hoje é abriga a Fundação Pedro Calmon e o Memorial dos Governadores. No dia 18, quando se comemora o Dia Internacional dos Museus, acontece, às 17h30, a mesa redonda Museus, Cidades e Memórias, no Palácio da Aclamação, outra antiga residência de governadores.

Entrada do Forte de Santo Antônio, onde fica o Museu Náutico e o Farol da Barra

A Semana Nacional de Museus quando foi instituída juntamente com uma política nacional para o setor teve, na sua primeira edição a participação de 57 museus, 270 eventos em 36 cidades brasileiras. Hoje, as nove edições da Semana de Museus totalizam mais de quatro mil participações e aproximadamente 12.300eventos realizados em 600 municípios. Aqui a programação completa da 10ª Semana de Museus em todo Brasil. E aqui as informações sobre os eventos de Salvador.

Leia também



Nenhum comentário: