segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vacina contra sarampo é recomendada a quem vai viajar


A orientação é do Ministério da Saúde, e a recomendação, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas): quem está com viagem marcada para o exterior deve ser vacinado contra o sarampo e rubéola. Isto porque, de acordo com o Ministério, os vírus causadores dessas doenças ainda circulam intensamente em diversos países, expondo as pessoas não vacinadas, o que pode contribuir para reintrodução das doenças no Brasil.


Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, não há circulação dos vírus do sarampo e da rubéola. Nos casos notificados de sarampo, constatou-se a infecção por vírus presente em outros países. Em 2011, foram 42 casos introduzidos em oito estados.

A SMS faz mais um alerta. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que a Europa enfrenta uma epidemia de sarampo, com mais de 25 mil casos registrados em 33 países no ano passado, mas quem vai viajar para os Estados Unidos e outros países das Américas, também deve fazer a vacinação, já que entrará em contato com turistas europeus nessas regiões.

De acordo com a Prefeitura de Salvador, o cidadão pode receber a vacina tríplice viral (contra o sarampo gratuitamente nas unidades básicas da rede municipal de saúde. Aproveite e veja se o seu cartão de imunização contra a febre amarela, exigida em alguns países, está em dia. Faça isso com, no mínimo, 15 dias de antecedência da viagem.

A transmissão das duas doenças acontece pela via respiratória, quando o doente expele secreções ao tossir, falar ou respirar. Os sintomas da rubéola são o aumento dos gânglios, febre e dores de cabeça e no corpo. Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite, informa a Secretaria da Saúde do município.

Nenhum comentário: