segunda-feira, 9 de abril de 2012

Símbolo da cidade passará por reformas a partir de maio


O Lacerda ficará em reforma até novembro, prevê prefeitura (fotos: silvianasci)
O Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais da capital baiana, localizado entre a Praça Thomé de Souza (Cidade Alta) e o bairro do Comércio (Cidade Baixa), no centro antigo de Salvador, passará por uma reforma total, informou a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador). O ascensor receberá novas cabines até setembro.

Segundo o superintendente Alberto Gordilho, a manutenção que atualmente é realizada em uma das cabines é preventiva. "A reforma total deve começar no próximo mês de maio", afirma. Ainda de acordo com a Transalvador, a  obra incluirá a reformulação do sistema de tração, substituição dos equipamentos eletromecânicos, implantação de quatro novas cabines e um novo sistema de ar-condicionado. "As novas cabines passarão a transportar 26 pessoas por viagem, em vez das 18 atuais, e também terão ar-condicionado, oferecendo maior conforto aos passageiros", garante Gordilho. O cronograma prevê para setembro a entrega das cabines 1 e 2. As outras duas, serão reabertas entre os meses de outubro e novembro. Enquanto os equipamentos passam pela reforma total, serão oferecidas, gratuitamente, linhas de ônibus para fazer o transporte de passageiros entre a Praça Thomé de Souza e o bairro do Comércio. (Fonte: Secom-Salvador)
Patrimônio histórico e artístico nacional, reconhecido pelo Ministério da Cultura, o antigo  elevador Hidráulico da Conceição foi construído pelo comerciante Antonio de Lacerda, também idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, primeira operadora de trenas de Salvador. Ele já foi conhecido como Elevador do Parafuso e permitiu a ligação entre os dois níveis da capital. 
As obras foram iniciadas em 1869, com material importado da Inglaterra, e a inauguração aconteceu em dezembro de 1873. Em 1896 passou a ser chamado de Elevador Lacerda, em homenageado ao construtor. Em 1930, as duas cabines originais foram substituídas por quatro novas cabines que comportavam 27 passageiros cada, o que foi possível com a construção de uma nova torre. O Elevador Lacerda tem 72 metros de altura e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira, descendo até o nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia transporta 900 mil passageiros por mês. (Fonte: Setps)

O Lacerda aponta para a Baía de Todos os Santos

Nenhum comentário: