domingo, 8 de abril de 2012

Novos eventos lembram centenário de Jorge Amado


Enquanto atores estão entre as cidades de Ilhéus e Canavieiras, no sul da Bahia, gravando cenas para a novela Gabriela (Rede Globo), adaptação de Walcyr Carrasco da obra (Gabriela Cravo & Canela, 1958) do escritor baiano, dois eventos marcam, neste mês de abril, as comemorações oficiais pelo centenário de nascimento de Jorge Amado (1912-2012). Em São Paulo, a partir do dia 17, será aberta ao público a exposição Jorge, Amado e Universal, no Museu da Língua Portuguesa. Em Salvador, a partir de 28 próximo, o projeto Merendas de Dona Flor volta a encher a Praça José de Alencar (Largo do Pelourinho) de aromas, sabores e som.


A feira gastronômica acontecerá todos os últimos sábados de cada mês, até novembro. O objetivo, de acordo com a Fundação Casa de Jorge Amado, que promove os eventos do centenário, é despertar o interesse de turistas e baianos pelas iguarias regionais, e buscar no paladar uma forma de aproximar o público da obra de JA. As "merendas de Dona Flor" (personagem que era professora de culinária no livro Dona Flor e seus Dois Maridos, 1966), serão vendidas em barracas armadas defronte ao casarão azul da FCJA, e começam a ser servidas sempre ao entardecer, a partir das 16h. Em tempo: entre as iguarias estarão algumas das deliciosas comidas típicas citadas nos livros de Amado.

Já a exposição Jorge, Amado e Universal, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, reunirá, até julho, acervo da FCJA e objetos pertencentes à família, como filmes, jornais históricos, charges, documentos, ilustrações, correspondências, depoimentos, objetos de uso pessoal, entre outros elementos, alguns deles nunca mostrados ao público. Depois dos paulistas, será a vez dos baianos verem a mostra. A exposição estará no Museu de Arte Moderna da Bahia (Avenida do Contorno), de 10 de agosto (data do centenário) a 14 de outubro. A exibição nestas cidades conta com o patrocínio do Banco Santander. Estão previstas, ainda, montagens de Jorge, Amado e Universal em mais oito capitais no Brasil, como Recife, Rio de Janeiro e Brasília, e duas cidades no exterior, entre elas, a capital argentina, Buenos Aires.

Saiba quais eventos já aconteceram em Salvador aqui e conheça a Fundação Casa de Jorge Amado aqui.

Nenhum comentário: