sexta-feira, 20 de abril de 2012

Embratur quer transformar sabores em atrativos turísticos


Embratur aposta nas comidas e doces típicos para atrair mais turistas ao país

Inspirada no exemplo de outros países que se tornaram grandes cases de sucesso gastronômico, como o Peru e a Espanha, a Embratur quer reforçar a imagem do país como um destino de sabores únicos. “Temos uma grande diversidade de temperos e pratos ricos em sabores e cultura. Isso com certeza pode ser transformado em um atrativo turístico”, afirmou o responsável pela promoção internacional do turismo de cultura na Embratur, André Vilaron, durante o 10ª edição do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em Belém do Pará. O evento aconteceu no último fim de semana.

De acordo com a Embratur, 95 % dos turistas estrangeiros ouvidos sobre a Demanda Turística Internacional de 2010, produzida pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a pedido do Ministério do Turismo, avaliaram positivamente a culinária brasileira. A pesquisa tem outros resultados significativos, como a perda de espaço da cultura frente a opções de sol e praia e turismo de aventura, na motivação de viagem dos estrangeiros. “Nossa ideia é reforçar o potencial dos destinos de turismo cultural por meio da promoção da gastronomia brasileira”, destaca Vilaron.


No último final de semana, representantes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participaram do evento em Belém, um dos mais importantes festivais gastronômicos do país, com a participação de chefs de cozinha. O objetivo foi também estreitar o contato dos profissionais com os sabores culturais. “Queremos transformar os sabores tão típicos de nossa cultura também em parte dos atrativos turísticos do país”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Participaram os chefs Alex Atala, Bel Coelho e José Barattino. O retorno recebido dos profissionais foi positivo e a disponibilidade em formar parcerias foi unânime, segundo André Vilaron. Apesar de ainda estar na fase de aproximação com o setor, a ofensiva de promoção da gastronomia brasileira foi iniciada em janeiro, quando a Embratur promoveu um evento para divulgar a culinária brasileira na Espanha. Na ocasião acontecia em Madri a Fitur (Feira Internacional de Turismo), um dos maiores eventos de turismo da Europa, e a chef Mara Alcamin foi responsável pelo coquetel oferecido a formadores de opinião e profissionais de turismo.

A Alemanha também já foi palco para a cozinha brasileira. Lá foi realizado, no início de março, o Taste of Brazil, evento que levou a chef Morena Leite para dar uma aula de gastronomia a jornalistas de Berlim. De acordo com Vilaron, a intenção é levar a gastronomia brasileira a outros eventos internacionais que tenham a participação da Embratur.

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