terça-feira, 27 de março de 2012

Sites com apelo sexual notificados por uso de marcas do Mtur

Com tantas belezas naturais, culturais e a grande diversidade gastronômica, ainda tem quem insista em promover o Brasil por meio de “roteiros sexuais”. O Ministério do Turismo acaba de divulgar os números referentes à uma fiscalização inédita realizada desde o ano passado, com o objetivo de proteger contra fraude e uso indevido os símbolos e programas de turismo na internet. De um total de mais de duas mil notificações aos sites que utilizam de modo equivocado palavras relacionadas às marcas “Ministério do Turismo”, “Turismo Sustentável e Infância” e “Viaja Mais Melhor Idade”, 82% foram relacionadas a conteúdos com conotação sensual ou sexual.



O estudo inicial previa identificar o uso indevido das marcas do MTur por sites de promoção do turismo. As pesquisas foram então ampliadas com mais palavras-chaves e termos em vários idiomas. A partir da constatação de resultados com apelos sensuais e sexuais, o Ministério do Turismo se aliou a outros órgãos, como a Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Justiça e a Polícia Federal, para estabelecer um intercâmbio de informações que permita agilidade para coibir essas práticas. À PF, por exemplo, foram encaminhados todos os indícios de crimes detectados, especialmente contra crianças e adolescentes.


Em 2011, a pesquisa identificou 38.865 utilizações de imagens relacionadas ao Ministério do Turismo, das quais 2.169 ocorrências apontaram o uso equivocado de marcas e resultaram em abertura de procedimento administrativo. Em apenas um ano de monitoramento, 1.100 sites com conteúdos irregulares foram ajustados ou retirados do ar – representando 51% de sucesso na ação. Especificamente sobre turismo com conotação sensual ou sexual, o levantamento identificou mais de 1.770 sites (82% do total de ocorrências) com associações impróprias às marcas do Brasil.


Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o ministério vai intensificar, com as demais instituições públicas, o combate às práticas criminosas. “A exploração sexual no turismo é crime, e os responsáveis devem ser punidos. O Ministério do Turismo está atento a essas fraudes na internet para definir estratégias com todo o governo federal e coibir ações que tentem dar uma conotação negativa ao nosso país", advertiu o ministro.


Apesar da associação negativa com este tipo de turismo criminoso, ele reconhece a internet  como uma das principais ferramentas para o fomento do bom turismo. Nove em cada 10 brasileiros utilizam a rede como primeira fonte de informação sobre viagens, segundo dados do ministério. É também pela internet que 81% dos brasileiros emitem passagens aéreas e 72% reservam vagas em hotéis.


O trabalho do ministério agora será incrementar a promoção das belezas naturais, os atrativos culturais e a hospitalidade do povo brasileiro, que tem atraído um número cada vez maior de turistas estrangeiros ao país, de acordo com o Mtur. Em 2011, foram 5,4 milhões de visitantes de outros países. “A política brasileira é a de proteção e respeito aos direitos humanos e é assim que os outros países devem nos ver”, concluiu. Fonte: Mtur.

Nenhum comentário: