sexta-feira, 16 de março de 2012

Salvador festeja os saveiros e o Mestre Clarindo

Dois eventos são dignos de nota hoje na Cidade da Baía: o aniversário do Mestre Clarindo Silva e a Semana do Saveiro. Tem festa no Terreiro de Jesus e eventos à beira-mar na Baía de Todos os Santos.

O produtor cultural Clarindo Silva, proprietário da Cantina da Lua, um dos restaurantes mais tradicionais do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, completa 70 anos de idade. O aniversário foi lembrado em sessão da Câmara Municipal, ontem, pelo vereador Moisés Rocha (PT) que ressaltou a presença e participação do Mestre Clarindo no dia-a-dia daquela comunidade. "Conhecido como prefeito do Pelourinho, demonstra um carinho especial por todo o Centro Histórico. Clarindo Silva é uma espécie de símbolo da Bahia que trabalha, samba, canta e é feliz", afirmou o vereador.

Para homenagear Clarindo Silva, tem festa na Cantina da Lua, a partir das 18h. Participam do show, Tote Gira, Carla Visi, Claudete Macedo, Sampovo, Firmino de Itapuã, Viola de Doze e Val Macambira. A festa é organizada produtor cultural Geraldo Badá e pelo filho de Clarindo, Mércio Silva. (Fonte: Ascom/Câmara Municipal)

Notícias do trade
De acordo com a Bahiatursa, 25 operadores internacionais e 53 nacionais já confirmaram presença no I Salão Baiano de Turismo. O evento acontece de 17 a 19 de maio, no Centro de Convenções, em Salvador. Um pavilhão especial do evento será dedicado ao São João da Bahia.

Semana do Saveiro

Até o dia 22, Salvador festeja uma das maiores tradições do Recôncavo Baiano e Baía de Todos os Santos: os saveiros. A Associação Viva Saveiro, com o patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, realiza neste período a 4ª Semana do Saveiro. A festa terá exposições de obras de arte relacionadas ao tema, de autoria do artista Bel Borba, visitação à embarcações ancoradas no Centro Náutico de Salvador, no bairro do Comércio, passeios de saveiros até a Ilha de Itaparica e regata.

O saveiro, embarcação tradicional no transporte de mercadorias e alimentos entre as cidades do Recôncavo, é tema das principais obras de arte de nomes como o artista plástico Carybé, o antropólogo e fotógrafo Pierre Verger, está na obra do escritor Jorge Amado, entre outros e na memória afetiva do povo baiano. Seu principal ponto de atracação era a rampa do Mercado Modelo, na Praça Cayru, ao lado do II Distrito Naval, onde os saveiristas desembarcavam a produção de farinha e outros gêneros produzidos no Recôncavo.

A estrutura do saveiro deu origem à outra embarcação muito comum na Baía de Todos os Santos, a escuna, cujos passeios revelam as belezas do mar cantado e contado por Caymmi e Amado. Passeios de escuna podem ser agendados nas agências de turismo receptivo de Salvador.
Leia mais sobre a Semana do Saveiro.

Nenhum comentário: