sábado, 10 de março de 2012

Salvador festeja 463 anos com samba, fotos e palestras

Exposições de fotografias antigas, palestras, oficina de dança e shows musicais, entre outras atrações, marcam, este mês, as comemorações pelos 463 anos de Salvador. A fundação da cidade da baía, por Tomé de Souza, aconteceu em 29 de março de 1549. O marco alusivo ao evento, no local onde o primeiro governador desembarcou, está no Porto da Barra.

Em 29 de Março de 1549 chegam, pela Ponta do Padrão, Tomé de Sousa, e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada do São Salvador. Nasce assim a cidade de Salvador, já cidade, já capital, sem nunca ter sido província, e foi por muitos anos a maior cidade das Américas.. Fonte: wikipedia

As comemorações fazem parte do calendário da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e acontecem no Centro Histórico e em bibliotecas municipais. Para o turista que estiver visitando a cidade no período dos eventos, boa oportunidade para ver, ouvir, dançar e cantar com representantes da vida cultural soteropolitana. Anote em sua agenda de visitas...

Espaço Cultural da Barroquinha, próximo à Praça Castro Alves

Apresentação do Afoxé Filhos de Gandhi e do Cortejo Afro, show de reggae e samba de roda são os espetáculos do Espaço Cultural da Barroquinha. Veja a programação:

segunda-feira (26), 19h: música instrumental com a apresentação de João Sebastião e o Quarteto de Cordas. Participação dos Filhos de Gandhy.

terça-feira (27), 19h: Cortejo Afro e a cantora Rita Braz. Na abertura, o espetáculo de dança Cardan

quarta-feira (28), 19h: samba de roda do grupo Os Vendavais

quinta-feira (29), 19h: show de Reggae, com a participação de vários artistas

sexta-feira (30), 19h: black music de Dão e a Caravana Black.


Museu da Cidade, casarão amarelo ao lado da Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho

A programação cultural do Museu da Cidade terá exposição, palestra e encontro com artistas. Anote:

"Um Olhar sobre Salvador" (Sala de Exposição Temporária): até o dia 30, artistas plásticos do Centro Histórico mostram telas com a sua visão sobre a capital baiana.

"A Fundação da Cidade de Salvador" (Auditório do Museu): palestra do historiador Agnelo Joaquim de Santana, na quinta-feira (15), às 10h.

De 16 a 30, no Salão do Museu, às 10 h, a arte-educadora Petinha Barreto contará histórias sobre as lendas de Iemanjá e Oxossi, para alunos de escolas municipais.

No dia 22, às 10h, na Sala de Exposição Temporária, o mestre Bule-Bule apresenta o seu Cordel Viva Salvador a estudantes da Rede Municipal de Ensino

Fechando a programação, no dia 28, às 10h, o artista plástico, arquiteto, poeta e escritor Almandrade conversará com convidados no auditório sobre as artes plásticas na Bahia, a partir da Escola Baiana de Pintura até os tempos atuais.

Casa do Benin

Se quiser saber como era a Bahia antiga, vá, neste período, à Casa do Benin, onde a programação conta com exposição de fotografias. Além disso, haverá exibições de capoeira, de maculelê (dança folclórica de origem afro e indígena que simula luta tribal com bastões) e aula de samba de roda. Não dá para perder. Veja:

A exposição fotográfica "Salvador Ontem e Hoje" com imagens do acervo iconográfico do Arquivo Histórico Municipal de Salvador, apresenta a capital baiana em dois períodos: anos 1940 e 2005. Pode ser vista na Sala de Exposição Temporária, até o dia 25, das 9 às 17h.

Para quem gosta de dança, de 21 a 23, será inaugurado o Centro de Referência em Dança Negra, no auditório, quiosque e salão de oficinas, das 9 às 20h. O evento terá workshop, exibição de vídeos e participação de bailarinos de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Bahia e Estados Unidos sob a coordenação de Elísio Pita.

No Quiosque, dia 26, tem Oficina de Dança Cardan às 16h, e no dia 28, Encontro de Capoeira e Maculê, com a Orquestra de Berimbau. No aniversário da cidade, 29, a partir das 16h, acontece o desfile de penteados afro da cabeleireira Negra Jhô e a apresentação musical do DJ baiano Mauro Telefunksoul.

Samba de Roda encerra a programação da Casa do Benin, no dia 30, entre 15 e 17h. Será uma aula espetáculo. Bom para você, turista, que ainda não sabe sambar. Grupos de Salvador e de cidades do interior, fazem o som bom do samba baiano. A aula será coordenada pelo presidente da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Edvaldo Bolagi.

Destacamos aqui os eventos que acontecem no Centro Histórico e que tem interesse para os turistas que estarão na cidade durante o período. No entanto, a programação em comemoração ao aniversário de Salvador terá, ainda, exposições e palestras nas bibliotecas municipais espalhadas pelos bairros da capital. Leia mais em Secom Salvador.

Nenhum comentário: