segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mercado Modelo completa 100 anos em 2012


O dia 2 de fevereiro não é somente o dia de festa no mar, do Rio Vermelho, onde acontece a maior homenagem ao orixá (deusa do Candomblé) Iemanjá, em Salvador. Neste dia, a cidade também comemora os 100 anos de instituição do Mercado Modelo, um dos seus principais cartões-postais e passagem obrigatória a todos que visitam a capital baiana pela primeira vez. A data de comemoração é uma mistura do ano em que o mercado foi inaugurado (1912) e o dia e mês em que foi transferido definitivamente para um novo prédio (2 de fevereiro de 1971).

A construção do centro de abastecimento da Cidade da Bahia foi iniciada em 1911 e ocupava o espaço onde hoje temos a escultura-fonte dedicada ao povo de Salvador, obra do artista Mário Cravo Júnior. Fez parte do projeto de modernização do Porto de Salvador, instituído em 1906. A área pertencia ao antigo Arsenal da Marinha (hoje II Segundo Distrito Naval), que estava desativado desde 1899, e onde também funcionou a Escola de Aprendizes-Marinheiros da Bahia.


O primeiro mercado foi uma obra arrojada para a época, em estrutura metálica importada - a primeira construção neste estilo na cidade. Foi reformado em seguida, já que o povo não assimilou bem tamanha modernidade. O prédio da Terceira Alfândega de Salvador, que atualmente abriga o Mercado Modelo, data de 1854, mas somente definitivamente concluído em 1868.

"Em 1911, iniciou-se a construção do Mercado Modelo, no local atual escultura do artista plástico Mario Cravo Júnior, logo ao sul da Praça Cairu. Inaugurado em 1912, o novo Mercado estava construído de forma retangular, medindo 2.400 m² (40x60 metros). Para os padrões estéticos da época, o prédio consistia numa arquitetura bastante incomum, com a estrutura importada, totalmente metálica, circundada de marquises e cobertura de zinco, formada por três elementos distintos, proporcionando a ventilação natural. Tudo indica que essa construção foi a primeira a possuir completa estrutura metálica em Salvador."

A primeira reforma, para dar-lhe uma aparência mais ao gosto da população, aconteceu em 1915. Outras reformas viriam, por dos incêndios de 1917, 1922 e, finalmente, 1969, quando foi demolido. Dada a sua importância, em 2 de fevereiro de 1971 foi instalado no prédio da Terceira Casa da Alfândega, na Praça Cairu, onde está até hoje e embeleza as fotos dos milhões de turistas que visitam a cidade.

"Na ocasião, dois dos pontos mais famosos do antigo mercado - o restaurante de Maria de São Pedro e a barraca São Jorge do Camafeu de Oxossi, ganharam, por iniciativa de Jorge Amado e de Carybé, espaços privilegiados para instalação de restaurantes no primeiro andar do novo Mercado Modelo."

Em 10 de janeiro de 1984, sofre mais um incêndio. Passa por uma nova restauração, quando foi descoberto e aberto a visitação o subsolo. O centenário mercado de Salvador comercializa artesanato e produtos variados, além de ter restaurantes de culinária típica da Bahia. No local, o turista pode ver rodas de capoeira. Pertence à Prefeitura de Salvador e é administrado pela Saltur juntamente com a Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo.


O Mercado Modelo fica na Cidade Baixa, na Praça Cairu, próximo ao porto, à marina, ao II Distrito Naval e estação de lanchas da Codeba. Nas proximidades há, como atração histórica, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a rampa do mercado, onde atracavam os antigos saveiros e o Forte de São Marcelo, no mar, bem à frente. Horários de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 19h. Domingos e feriados, das 9h às 14h (restaurantes até 16h).

Fonte: leia aqui mais informações sobre a história do Mercado Modelo. E aguarde um passeio fotográfico para ver e saber o que o mercado tem!

Nenhum comentário: